Nossa História

A Convenção Batista Goiana foi organizada em 21 de julho de 1.939, porém, a história dos Batistas em Goiás começou um pouco antes... 

1914 - Salomão Luiz Ginsburg veio de São Paulo com o propósito de evangelizar Goiás.


1920 - No dia 14 de março deste ano Salomão Luiz Ginsburg com a presença de cinco convertidos e dois interessados organizou oficialmente a 1ª Congregação Batista em Catalão. Os dois interessados foram aceitos para Batismo. O evangelista Paschoal de Muzzio foi designado para ser o evangelista dirigente da Congregação. Todos foram filiados à PIB de São Paulo.

Em 26 de setembro de 1920 no Salão da Congregação Batista em Catalão situado à Rua Álvares Cabral nº 202 tendo como membros fundadores de 19 membros filiados à PIB de São Paulo foi organizada a primeira igreja batista em solo goiano: A PIB em Catalão. O primeiro pastor desta igreja foi o irmão missionário da JMN, Paschoal Muzzio. Neste dia 72 pessoas estavam presentes.


Até 1924 - O campo goiano esteve aos cuidados da JMN, que só atuava no norte do Estado, acima do paralelo 14.


1936 - Chegam ao Brasil o jovem casal de missionários Dr. Walter Beasley McNealy e sua esposa Imogenia Alexander McNealy.


1937 - O missionário Daniel Frank Crosland que pastoreava a PIB em Ipameri se transfere para Goiânia com a visão de dar mais assistência ao trabalho batista Goiano.


1939 - O jovem casal de missionários Dr. Walter Beasley McNealy e sua esposa Imogenia Alexander McNealy após o aprendizado da língua portuguesa no dia 16 de maio vêm fixar residência em Goiânia. O trabalho batista toma novo impulso e sob a supervisão do novo missionário passou a funcionar na Rua 24 no centro de Goiânia até a construção do seu templo à Rua 16, esquina com a 13.

O trabalho em Goiânia, bem como em todo o Estado e região Centro-Sul tomou novo impulso em um ritmo acelerado de desenvolvimento.

O Missionário Dr. Walter Beasley McNealy teve a iniciativa de organizar a Convenção Batista Goiana e procurou a Convenção Batista Minas Goiás com este objetivo.


1939 – No dia 21 de julho na cidade de Morrinhos aconteceram quatro acontecimentos importantes:

1º. Organização da PIB em Morrinhos com 15 membros, todos demissionados da PIB em Goiânia, fato que aconteceu no dia 20 de julho de 1939.

2º. A consagração ao ministério da palavra do Professor José da Cunha Bastos Júnior, a pedido da recém-organizada PIB em Morrinhos.

3º. Organização da Convenção Batista Goiana no dia 21 de julho de 1939, tendo 22 mensageiros das Seguintes Igrejas:

PIB Morrinhos - 06 mensageiros
PIB Goiânia - 03 mensageiros
PIB Ipameri - 06 mensageiros
PIB Urutaí - 07 mensageiros

Estiveram presentes o missionário Dr. Otis Pendleton Maddox, da PIB em Barro Preto em Belo Horizonte e Pastor Florentino Ferreira, da PIB em Divinópolis. Ambos representaram a Convenção Batista Minas Goiás.

A primeira diretoria da Convenção Batista Goiana ficou assim constituída:

Presidente: Dr. Daniel Frank Crosland
Vice-Presidente: Dr. Walter Beasley McNealy
Tesoureiro: Irmão Flaviano Gonçalves
Secretário: Pr. José da Cunha Bastos Júnior

4º. Organização da União Estadual das Sociedades de Senhoras das Igrejas Batistas do Estado de Goiás, no dia 23 de julho de 1939, no templo da PIB em Morrinhos. Sendo eleita a seguinte diretoria:

Presidente: Imogenia Alexander McNealy
Vice-Presidente: Virgínia Crosland
Secretária: Leonor Castro de Bastos
Secretária Correspondente: Ermínia Elisiária Costa
Tesoureira: Maria Cavalcante

A história dos Batistas em Goiás, é contada por homens e mulheres de Deus, que dedicaram a vida para alcançar esse Estado.

O total de municípios do Estado de Goiás são 246, divididos em 10 regiões de planejamento segundo o banco de dados do Instituto Mauro Borges (IMB). A Convenção Batista Goiana (CBG) é responsável por alcançar 8 dessas regiões.

Ficando de fora do radar Missional da CBG a região Nordeste Goiano e a Região do entorno do DF. A tarefa das igrejas da CBG é alcançar 207 municípios. Já alcançamos 98 municípios, ainda faltam alcançar 109 municípios.

Fonte: Pesquisa feita por Maria Sebastiana F. da Silva - Assistente Administrativa da CBG  e Secretária Executiva da UFMBG - Primeiro Livro de atas da Convenção Batista Goiana.


Endereço

Rua 230 n. 168 Setor Leste Universitário. Goiânia (GO) - CEP 74.605-110.

Entre em Contato

Envie um WhatsApp!

(62) 3092 4904

(62) 99231 1324

contato@cbgonline.com.br

Formulário de Direito dos Titulares

Siga-nos

Prover ® 2020. Todos os direitos reservados.