UFMBG

UNIÃO FEMININA MISSIONÁRIA BATISTA GOIANA


Diretoria Empossada na 76ª Assembleia da CBG: 


União Feminina Missionária Batista Goiana – UFMBG
Presidente: Luzinete Azevêdo Nogueira – PIEB Rio Verde
1ª Vice-Presidente: Odete Pereira Dáris Cordeiro – PIB de Goiânia
2ª Vice-Presidente:  Zuleica Camilo de Souza Alves – PIEB Rio Verde
1ª Secretária: Doralice Luiz Teixeira – IB Betel            
3ª Secretária: Zelinda Rocha Oliveira Bueno – IB Criméia Leste

2ª Secretária: Edyt José Borges – PIB Vila Pedroso
3ª Secretária: Zelinda Rocha Oliveira Bueno - IB Criméia Leste



Diretora Executiva: Maria Sebastiana Francisca da Silva (Tiana)

Contato: 62 3092 4915 | 99353 6369 (WhatsApp)



UNIÃO FEMININA MISSIONÁRIA BATISTA GOIANA

 

Histórico

 

Para contar a historia da UFMBG – União Feminina Missionária Batista Goiana precisamos voltar um pouco no tempo. De acordo com registros históricos o missionário Salomão Luiz Ginsburg em 1914 iniciou o trabalho Batista em Goiás entrando pela cidade de Catalão.

 

A esposa de Salomão Ginsburg, missionária Emma Morton Ginsburg foi a pioneira do trabalho com as Mulheres Batistas no Brasil. Em 1893 organizou a primeira Sociedade de Senhoras na PIB de Niterói. Em 1907 ela apresentou o projeto de criação da União Missionária das Senhoras Batistas do Brasil, por ocasião da Primeira Assembleia da Convenção Batista Brasileira, realizada na cidade de Salvador, capital do estado da Bahia. Em 1908 essa idéia se concretizou e foi então organizada a referida União com 20 Sociedades de Senhoras representadas e 05 Sociedades de Crianças.

 

O arrojo e a pujança de Emma Ginsburg acompanharam o seu esposo a Goiás tanto que em 1923 já tínhamos 02 Sociedades de Senhoras Batistas organizadas em Goiás: Em Ipameri e em Cristalina. Salomão Ginsburg estando em São Paulo veio a falecer. Mas o trabalho iniciado continuou.

 

No dia 21 de julho de 1939, na PIB em Morrinhos foi organizada a Convenção Batista Goiana. No dia 23 de julho de 1939 foi organizada a União Estadual de Senhoras das Igrejas Batistas do Estado de Goiás.

As irmãs presentes à Assembleia foram:

 

PIB Goiânia: Gene MacNealy;

IB Ipameri: Maria Cavalcante, Brasilina Nascimento e Iracema Santos;

IB em Morrinhos: Leonor Castro de Bastos, Dorinta Castro e Cunha, Liolina Faustina de Castro, Cezília Pereira Vargas, Maria Landi, Bertolina Maria Inácia, Maria Delfina de Jesus, Josefa Alves Gomes e Cipriana Alves Gomes;

IB em Urutaí: Ermínia Elisiária da Costa, Ari Magalhães da Costa, Adri Magalhães da Costa, Diná Gonçalves e Vinervina Gonçalves Vaz.

 

Parte da Ata de Organização da nossa União Feminina: e após o cântico do hino 289 escolheram provisoriamente para Presidente e Secretária até a eleição definitiva as irmãs Maria Cavalcante e Leonor Castro de Bastos. Tendo a presidente declarada em condições de fazer a eleição definitiva da Diretoria da União Estadual foram escolhidas e aclamadas: D. Gene MacNealy, presidente; D. Virgínia Crosland, Vice-Presidente; D. Leonor Castro de Bastos, Secretária; D. Elisiária Costa, Secretária Correspondente; D. Maria Cavalcante, Tesoureira. Dando posse à Diretoria orou o Dr. Madox. Foi cantado o hino 442. Foram lidos os versos 19 do capítulo 28 do Evangelho de Mateus e 15 do capítulo 2 do 2º Livro de Timóteo. Com a palavra D. Gene MacNealy de um modo todo especial demonstrou o valor das Sociedades nas Igrejas. Com a citação do Evangelho de Lucas, capítulo 8 versos de 1 a 3 o missionário Dr Madox falou da razão de existir de uma sociedade e muito especialmente sobre o alto valor da mesma na evangelização, fazendo comparação com as palavras em Mateus 27, versos 55 e 56. Como representante da Convenção Central do Rio de Janeiro foi nomeada D. Leonor de Castro de Bastos. Pela assembleia foi aprovada o seguinte: Que se faça à União Geral das Senhoras Batistas do Brasil um pedido para que a mesma envie a esse Estado uma obreira. Após o cântico 422 e oração por Leonor Castro de Bastos foi encerrada a reunião. Leonor Castro de Bastos, Secretária

 

Em 2020 celebramos o Centenário da presença Batista em Goiás e nós Mulheres Batistas Goianas estivemos juntas nessa grande celebração por causa de uma pioneira chamada Emma Morton Ginsburg que obedecendo o chamado de Deus para acompanhar o seu esposo Salomão Luiz Ginsburg, (Chamado o Judeu Errante do Brasil) na semeadura da Palavra de Deus em Goiás!

 

Já se fazem 82 anos que 19 mulheres batistas com os olhos no futuro e com submissão à vontade de Deus organizaram a nossa organização que hoje se chama União Feminina Missionária Batista Goiana! Hoje nossa organização tem todas as organizações filhas: MCM – Mulher Cristã em Missão (MCM) – Trabalhando com Mulheres de 18 anos em diante (Solteiras e Casadas); Mensageiras do Rei (MR) – Meninas, juniores e adolescentes de 08 a 17 anos; Amigos de Missões (AM) – crianças de 04 a 07 anos (Ambos os sexos).

 

Temos caminhado lado a lado com a Convenção Batista Goiana, mesmo antes da sua organização! Somos uma organização centenária colaborando com todas as organizações missionárias, teológica, ministerial e educacional! Louvamos a Deus pelas irmãs que tem contribuído ano por ano para que nossa organização continue de pé, passando a tocha do Evangelho de geração a geração sabendo que o pódio final será quando Jesus voltar para levar a sua igreja.

 

Nossa Visão: Uma organização comprometida com a formação cristã missionária para expansão do Reino de Deus.

 

Nossa Missão: Viabilizar a educação cristã missionária de crianças, adolescentes, jovens e mulheres, a fim de que se comprometam com a expansão do Reino de Deus!

 

Nosso Objetivo Geral: Viabilizar a educação cristã missionária na igreja local, a fim de que seus membros reconheçam a soberania do Deus Trino e cumpram as orientações da grande Comissão.

 

Texto escrito por Maria Sebastiana Francisca da Silva – Diretora Executiva da União Feminina Missionária Batista Goiana – UFMBG

 

Pesquisa feitas:

  1. Lineamentos da História dos Batistas em Goiás – José da Cunha Bastos Júnior
  2. Lições que o Ministério Ensina – Isaias Batistas dos Santos
  3. Revista Visão Missionária – Ano 2003 – Matéria escrita por Carmelita Graciana
  4. Livro de Atas da Assembleias da UFMBG
  5. Pesquisas na Internet

 




UFMBG

Esta oferta será destinada a União Feminina Missionária Batista Goiana - UFMBG, Organiza&...

Contribua a partir de 12x de R$ 20,00

Endereço

Rua 230 n. 168 Setor Leste Universitário. Goiânia (GO) - CEP 74.605-110.

Entre em Contato

Envie um WhatsApp!

(62) 3092 4904

(62) 99231 1324

contato@cbgonline.com.br

Política de privacidade

Formulário de Direito dos Titulares

Siga-nos

Prover ® 2021. Todos os direitos reservados.